logo

pub_carrossel_horz2.jpg

img

Mãe

10 Anos… Pumba!

Por Tatiana Homem

Querida filha,

Bem-vinda aos dois dígitos. O décimo aniversário é considerado um marco importante, pois celebras já uma década de vida (e nós uma década como pais!!). PUMBA! Uma década como mãe... é um cliché, bem sei, mas passou mesmo rápido!!

Foste a primeira e como todos os pais de primeira viagem, andámos um bocadinho à deriva, sem saber bem se o que estávamos a fazer como pais era certo ou errado... Ainda para mais, vieste equipada com uma mochila com alguns desafios e exigências extra e não programadas... mas parece-me que estamos no bom caminho e que tens uma boa equipa por trás!

Confesso que me assusta um bocadinho tornar-me mãe de uma menina de 10 anos. E não é só porque está a ser difícil encontrar um presente que te agrade (já te sentes crescida para brinquedos... e nós sentimos que ainda és pequena para quase tudo o resto que nos pedes)... a viragem para os dois dígitos faz-me sentir que a partir de agora estarei muitas vezes entre a espada e a parede. É como uma porta de entrada para a adolescência e depois a vida adulta. Sei que na maior parte dos aspetos ainda és uma criança. Mas também sei que já não te sentes muitas vezes como uma.... que precisas cada vez mais do teu espaço e tempo. E depois, estás quase do meu tamanho. E calças quase o mesmo número de sapatos que eu. E já me pedes para te guardar algumas roupas minhas que em pouco tempo te irão servir.

E vou pensando no que isto significa... que daqui a nada já não vais precisar da minha (nossa ajuda) e que uma série de planos que tinha para fazer contigo e coisas que te queria ensinar estão a deixar de fazer sentido. Virão outros planos e outras partilhas, pois claro. E estou ansiosa por elas. Mas também sei que daqui para a frente os desafios serão outros e mais exigentes e que a vida não vai ser sempre fácil.

Espero que te vás lembrando das ideias da “chata” da mãe psicóloga e como te vou sempre dizendo que não são os desafios que definem o que a nossa vida é ou será, mas que é a forma como lidamos com eles que pode fazer toda a diferença! Queixas-te imenso quando partilho contigo (com vocês) as minhas ideias sobre a importância da positividade e gratidão nas nossas vidas, mas espero que a semente fique e te lembres delas nos momentos mais difíceis.

Espero também que trates sempre os outros da forma como gostas que eles te tratem e que nunca tenhas vergonha de pedir ajuda e suporte. É preciso uma coragem imensa para o fazer!

Lembra-te que vais ouvir mensagens paradoxais acerca do teu corpo. Comentários nem sempre simpáticos. Vão dizer-te que não é preciso mudares nada, que estás bem como és, mas simultaneamente haverá à tua volta mensagens verbais e não verbais que te sugerem que deverias mudar tudo. Privilégios de ser do sexo femininoJ. Tu serás, muito provavelmente serás a tua maior crítica (mais ninguém nos escrutina tanto quanto nós mesmas). Mas é o teu corpo. Só teu. E não temos que ser perfeitas ou admiradas por todos, nem mudar para agradar a ninguém.

Desejo que ao longo do teu percurso, consigas juntar memórias mesmo mesmo boas e positivas. De momentos, pessoas, lugares, músicas e livros. É disto que a vida é feita (embora agora aches que a quantidade de bonecas Lol que tens é que é verdadeiramente importante!). Um dia mais tarde não te irás lembrar do carro que conduzíamos em 2018, mas espero que te lembres das músicas e dos jogos que fazemos nas viagens!

Desejo-te, minha miúda gira e pré-teen, o mais feliz dos aniversários. Uma década já passou. Uma (muitas) nova se abre, com desafios bons e memórias partilhadas. Desconfio que vai ser uma década mais difícil para nós.. com portas fechadas, amuos e (ainda mais) revirar de olhos.. mas vamos estar sempre por aqui, lado a lado, para continuar a fazer o caminho contigo.

 

Tatiana

Encontre todos os artigos da Tatiana Homem, incluindo as cartas escritas nos anos anteriores, aqui

Tatiana C. Homem
Psicóloga Clínica de Crianças e Adolescentes
Psikontacto
Associação Pais Como Nós

 

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram