Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Filhos

Vem aí um bebé

Por Sofia Castro Fernandes

Num worshop organizado em parceria com a IKEA - novas datas em breve! - trabalhámos no sentido de desmistificar a preparação da casa para um recém-chegado e sempre tão aguardado novo elemento da família. Aqui ficam alguns conselhos práticos para preparar a casa para a vinda do bebé, e crescer com a criança em que num instante ele se vai tornar:

 

SEGURANÇA DA CASA PARA CRIANÇAS

Atenção aos lugares onde há risco de quedas, como escadas, protegendo-as com grades de segurança. Ter cuidado com pisos escorregadios e evitar tapetes em locais de circulação, que possam escorregar.

Os materiais de limpeza, inseticidas e medicamentos devem ficar longe do alcance das crianças e em locais trancados. As tomadas devem estar protegidas por tampas adequadas e os fios devem ficar escondidos.

 

O QUARTO DO BEBÉ

Primeiro é importante definir o estilo do quarto, desta forma, fica mais fácil harmonizar os objetos que escolher. Utilizar pouco mobiliário, criando mais espaço e optar por cestos e caixas para organizar e decorar o ambiente.

Os tapetes de atividades e os ginásios, são ótimos estimulantes para a criatividade e curiosidade do bebé.

 

Paredes

A pintura das paredes é sempre um momento giro de cumplicidade para os pais. Quem não deseja ter esse trabalho, pode sempre optar por soluções mais simples: os papéis de parede, por exemplo, porque podem ser trocados de acordo com o crescimento das crianças. Outras alternativas, são as fitas decorativas ou os adesivos de parede.

 ikea_1.jpg

Móveis

A cama. Na minha opinião, devemos privilegiar a funcionalidade e a segurança, destacando a facilidade com que podemos regular a altura da cama. Este aspeto é muito importante, dado que permite à mãe retirar e colocar o bebé com mais conforto e após umas centenas de vezes neste processo, a coluna agradece. Mais tarde é possível transformar este berço numa pequena cama, onde aos primeiros passos o bebé vai querer entrar, sair e brincar.

 

O trocador. É muito importante reunir no mais curto espaço todas as coisas que são necessárias. As fraldas, as toalhitas, os cremes, uma muda de roupa, um brinquedo e poder chegar a cada uma destas coisas enquanto mantem uma mão sobre o bebé. Mais uma vez, a versatilidade e a segurança dos materiais são fatores de peso, e após a utilização como trocador, é possível transformá-lo em cómoda.

 

Cadeira. Na verdade a cadeira não se destina ao bebé, mas sim à mãe. Não serão raras as vezes em que a mãe terá de acordar durante a noite. Seja para amamentar, para sossegar ou embalar o bebé e a existência de uma cadeira com um repousa-pés e uma luz suave por perto, vão de certeza fazer toda a diferença.

 

HORA DA REFEIÇÃO

Incentivar a sujar a roupa. As cadeiras altas têm dupla função, uma vez que tendo um pequeno tabuleiro à frente podem também ser utilizadas fora da hora de refeição, mantendo o bebé entretido ao pé da mãe, porque estando numa posição mais elevada, observam mais coisas e interagem mais com a mãe.

Os materiais de plástico como pratos, talheres e babetes, oferecem toda a segurança necessária, para que os deixemos dar largas à imaginação durante e fora dos horários das refeições.

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram