Blogs do Ano - Nomeado Família
logo

pub_carrossel_horz2.jpg

img

Filhos

Regras e dicas de segurança para os nossos filhos jogarem consolas e online

Por Inês

No seguimento deste post (vejam nele dicas e regras para os nossos filhos usarem telemóveis) e também deste (com dicas para estabelecer regras quanto a TV e streaming), aqui vai a terceira parte do especial "Filhos e Tecnologia, regras e segurança". Desta vez vamos falar um pouco sobre como establecer limites e regras que podemos quanto a jogos de consolas e computador.

De acordo com o Grupo NPD, 91% das crianças americanas de dois a 17 anos jogam habitualmente jogos de consolas e computadores. De facto, as consolas de jogos têm sido um foco de medo e preocupação para muitos pais. Com tantos jogos com conteúdo violento ou de teor sexual, é importante termos cuidado com os tipos de jogos que os nossos filhos andam a jogar.

Além disso, os jogos de consola que possuem uma componente multiplayer, ou jogos totalmente online, estão abertos ao abuso de outros jogadores. Muitos jogos permitem que jogadores de todo o mundo conversem uns com os outros, expondo potencialmente as crianças ao assédio e ao bullying cibernético. As crianças também podem formar relacionamentos com outros jogadores e podem distribuir as suas informações pessoais.

Po routro lado, sempre se diga que os jogos também são um ótimo caminho para as crianças desenvolverem uma variedade de habilidades. Eles ajudam as crianças a desenvolver habilidades de resolução de problemas, a aprender a comprometerem-se com metas de longo prazo e como trabalhar como parte de uma equipa. Eles também podem ser uma ótima oportunidade para a ligação familiar, se os jogos forem utilizados em família. Felizmente, a maioria das consolas de jogos fornecem controlos parentais robustos, para que os pais possam monitorizar o jogo dos seus filhos.

Vejam aqui algumas regras e dicas que podem adoptar junto dos vossos filhos:

 parent_guide_ga_26992870_e1513765814581_957x1024.png

Resumindo:

Incentive os seus filhos a discutir os jogos que eles jogam.

Verifique se o perfil do seu filho está definido como privado.

Considere manter a consola de jogos num espaço social partilhado.

Estude a classificação de idade dos jogos.

Use os controlos parentais para configurar os perfis.

Limite o tipo de pessoas com quem o seu filho pode falar online.

 

Veja aqui o primeiro post sobre dicas e regras para os nossos filhos usarem smartphones e aqui o segundo (com dicas para estabelecer regras quanto a TV e streaming).

INSTAGRAM   |   BLOGLOVIN   |  FACEBOOK

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram