Eu nunca fiz grande questão que o Pedro aprendesse a ler. Ele sabia escrever o nome e pouco mais, tinha curiosidade com as letras e dizia umas sequências do alfabeto, e por mim estava muito bem, não vejo vantagem em aprender a ler antes do tempo. Preferia passar-lhe o gosto pela leitura dando o exemplo, lendo para ele, construindo uma biblioteca que agora sim, quero muito que explore ele próprio.
Agora que ele está no primeiro ano, a levantar voo na leitura, está na hora de malhar o ferro enquanto está quente. Para lhe desenvolver o gosto e treino pela leitura, acho que o ideal é dar-lhe mais do que palavras soltas a ler. O ideal é construir esse gosto através de histórias, de livros palpáveis, a sério, mostrando na hora as enormes vantagens e magia de se ser capaz de ler sozinho.
Andei à procura de livros simples, com textos de palavras simples, que acompanhassem a sua evolução não tanto em modo manual, mas em modo livro. Andei à procura de livros de leitura evolutivos. Muitos dos livros que por cá estavam tinham textos simples mas palavras difíceis, que frustravam o Pedro em início de aprendizagem. Um livro evolutivo é que era!
Bem. Não encontrei nada! Será que eles andam aí e eu não os vi?! Conhecem alguns? Acabei por me virar para o antigamente, para os livros de leitura do tempo dos nossos pais. A Cartilha do João de Deus, o Livro da Primeira Classe, apesar de conterem alguns textos anacrónicos, são um charme vintage, uma ternura de simplicidade e paternalismo puro.
Para o Pedro, pareciam livros a sério que ele conseguia ler, que iam ficando cada vez mais complexos e "crescidos".
Entretanto, agora que já sabe quase todas as letras, já passamos para livros com pequenas historinhas, narrativas que não o frustram, antes lhe mostram como ele consegue ler uma pequena aventura até ao fim. Já estamos quase a começar a correr os livros que aqui andam, a aventura vai começar!
Na galeria estão algumas destas nossas primeiras leituras, têm cromos para troca?
Clique na Imagem para ver a Galeria
TweetDeixe o seu comentário
Publicações relacionadas
Visite também o nosso blog irmão