logo

pub_carrossel_horz2.jpg

img

Filhos

Uma petição a assinar!

Por Inês

Vale o que vale e já sabemos que petições públicas online são aos pontapés, muitas com todo o mérito e necessidade, mesmo que seja difícil surtirem efeitos, infelizmente...

Seja como for, uma petição pública que ontem me apareceu no Facebook e que corri a assinar fala-me de um assunto que sempre foi uma preocupação minha e continua a deixar perplexa. Não há desculpas para isto!

petição apela a que se mantenha a sesta nas salas de pré escolar públicas. Crianças, quase bebés, com três anos apenas simplesmente vêem cortadas as suas sestas durante o dia porque as instituições públicas de pré-escolar simplesmente não prevêm, não permitindo em consequência, a existência de sestas. Oficialmente será por uma questão de horário ou tempo de actividade das instituições, que têm de ter X horas de actividades programadas. Aparentemente dormir não será uma actividade, não deve ocupar tempo do dia, se calhar. Balelas, tenho para mim que será por uma questão de espaço, logística para deitar os meninos a dormir, puro e simples desinteresse ou ignorância do ministério quanto à necessidade que as crianças têm de descansar profundamente a meio do dia.

recomendação da Sociedade Portuguesa de Pediatria é clara, não dormir é tão prejudicial quanto não comer! Cada criança é diferente, umas precisam de menos horas de sono do que outras, mas simplesmente banir a sesta ao bater de uma idade, seja ela qual for, é um desrespeito pelo timing das crianças. Depois é vê-las a ter fins de tarde terríveis, desesperadas de sono, irritadas, desorientadas. As consequências a médio e longo prazo estão a ser evidenciadas, com a ligação da falta de sono a distúrbios do comportamento e problemas de aprendizagem. 

Dormir não é simplesmente descansar as pernas! É fazer um reboot físico, mental, é dar oportunidade para o cérebro processar tudo o que já viveu naquele dia, ao mesmo tempo que o corpo carrega baterias para o resto do dia. É vital!

Este ano o Miguel entra numa idade em que no colégio dele já não se dorme a sesta. No entanto, eu vejo bem como ele fica quando não dorme a sesta. Ele aguenta-se, porque dorme muito bem de noite, mas fica irritadiço, cansado, nem quero imaginar a loucura que seria se ele deixasse de dormir todos os dias! Ainda não está na altura dele deixar a sesta, claramente. Felizmente a nossa educadora compreende as necessidades do Miguel e o colégio acolheu o nosso pedido para que continue a dormir a sesta até que deixe de o fazer por ele. Uns dias já não quer dormir, mas na maior parte dos dias dorme a sua sesta e acorda fresquinho para o resto da jornada de trabalho :)

Eu acredito que todas as crianças deviam obrigatoriamente - isso sim, aqui obrigatoriamente! - descansar a meio do dia. A dormir, de preferência. Mesmo que não durmam, deviam parar, deitar-se, nem que seja no chão, sobre uma manta - tão simples! - aprender a relaxar, a estar em silêncio, simplesmente sem fazer nada, apenas sozinhas com os seus pensamentos, nem que fosse por 30 minutos. Faria maravilhas... Pelo descanso e são crescimento dos nossos filhos.

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram