Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Filhos

Mãe Bio-Lógica | Liga La Leche: o que é? Para que serve?

Por Linda Barreiro

Já na gravidez tinha ouvido falar da Liga La Leche (LLL) mas as coisas tornaram-se mais concretas a partir do momento em que realizei que a moderadora da LLL em Portugal era uma das pessoas com quem estava fazer a preparação aquática para o parto: a Cristina Pincho também ela Doula e Consultora de Lactação no projeto Info Ser Mãe.

Assim sendo o primeiro encontro a que fui foi precisamente no mês de nascimento do meu pequenito, tinha ele apenas 10 dias. Lembro-me que foi a primeira saída - oficial - de casa (as anteriores haviam sido a pé nas imediações) e que foi um stress... Demorámos imenso tempo para sair, voltámos para trás umas quantas vezes (e ainda assim conseguimos esquecer-nos de coisas), estava um frio de rachar, chovia a potes, não chegámos a horas (nem nada que se parecesse), mas chegámos! E foi tão fixe que nos restantes meses fiz sempre os possíveis para não falhar nenhum encontro, chegando mesmo a alterar horários de saídas e viagens para poder estar presente.

 

O que é a Liga La leche?

A La Leche League é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que foi fundada em 1956 nos Estados Unidos, para dar informação, encorajamento e apoio, através da ajuda de mãe para mãe, a todas as mulheres que queiram amamentar.

A La Leche League está presente em mais de 50 países e a LLL Internacional é uma das principais autoridades mundiais em matéria de amamentação.

A Liga La Leche é representada localmente por moderadoras voluntárias. São mães que tiveram uma experiência feliz com a amamentação dos seus filhos e que posteriormente, após formação, foram certificadas pela LLL Internacional.

 

O que são os encontros da Liga La Leche?

Mas não é só de amamentação que ali se fala. Na verdade a amamentação é o mote, o denominador comum entre todas as mulheres e mães que ali marcam encontro mensal, mas os encontros da LLL vão muito além desta temática.

São momentos de conversa descontraída e informal sobre temas relacionados com as fases da vida que as mulheres - grávidas e mães - estão a viver naquele momento. São respostas a questões, são esclarecimentos de dúvidas, são partilhas de experiências, são ajudas tão importantes para que as mulheres se sintam mais seguras e mais confiantes na vivência da sua maternidade.

Naquela roda de mães - e bebés - sentadas no chão, dá-se de mamar, trocam-se fraldas, ouvem-se gargalhadas, brinca-se e até se fazem amizades. O tempo esse torna-se apenas um apontamento e o relógio um acessório, pois os encontros que duram - oficialmente - 1 hora passam a 2 horas, no mínimo, num abrir e fechar de olhos.

Os encontros da LLL destinam-se a todas as mulheres que estejam grávidas e a amamentar mas estendem-se também a outras mulheres que simplesmente tenham o desejo de aprender mais ou de conhecer e conviver com outras mães com os seus bebés.

 

Quando e Onde?

Os encontros da Liga La Leche acontecem uma vez por mês em Telheiras, na Rua Professor Simões Raposo, 13 E, em Lisboa. O convite normalmente é feito através de e-mail e a divulgação palavra-a-palavra entre mães e amigas.

O próximo encontro é já esta sexta-feira, dia 13 de Maio, e quem quiser pode simplesmente aparecer na morada acima mencionada, de preferência enviando um e-mail para a moderadora informando que vai estar presente (acpincho@gmail.com).

 

O que oferece a Liga La Leche?

Para além das reuniões mensais a Liga La Leche providencia apoio gratuito em várias áreas, ajuda telefónica, bibliografia sobre amamentação, parto, educação e nutrição e a mais atualizada informação sobre amamentação. Na verdade são 60 anos de experiência a ajudar milhares de mães por todo o mundo.

 

Este tipo de encontros é, na minha opinião, extremamente proveitoso pois todas sabemos o quão importante é este acompanhamento/reforço no início deste nosso novo emprego nesta função de Mãe a Tempo Inteiro. Precisamos de falar com outras pessoas, de saber se estamos a fazer bem ou não, de perceber que não é só connosco que acontecem determinadas coisas e não é só o nosso bebé que passa por determinadas situações. Precisamos desta proximidade com outras mulheres que estejam a viver o mesmo que nós no mesmo momento e precisamos desta identificação. Eu diria mesmo que é fundamental! Acho até que este tipo de encontros deviam ser um conceito/formato que se devia alargar, em várias cidades do país, para haver mais apoio às mães e aos bebés. Todos ganhavam!  

 

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram