Não se esqueceram de mim e partiram para férias, não tive a visita inesperada de dois ladrões nem sou o Macaulay Culkin, mas estou sozinha em casa! A ideia não é voltar às aventuras da comédia americana nem a sensação é a de regressar aos tempos das festas em casa da adolescência, mas antes tirar o máximo proveito da experiência.
Não sei se vos acontece com frequência, se calhar até têm avós ou alguém por perto e têm oportunidade para deixar os filhos, mas estar sozinha em casa para mim é algo quase inédito (na verdade é a segunda vez que acontece em 31 meses). Esta é de facto uma das partes mais tramadas de viver fora do país: não ter apoio por perto e não podermos fazer um descanso do filho se não por turnos. Eles foram de férias os dois e eu fiquei a trabalhar, mas de férias do filho e do marido. Uma semana já se passou e eu podia somente ter descansado e apreciado o dolce far niente, mas como sou pouco de sossegar - e estes momentos são tão raros - decidi otimizar o tempo e atualizar uma to do list com alguns pontos pendentes há quase 2 anos. Deixo-vos algumas ideias.
1. Dormir sem despertador
Este talvez seja mesmo o ponto mais importante de todos: o descanso! Acordar sem despertador e com alguém a despertar-me já me parecia normal, mas daquela parte em que acordava ao fim-de-semana, olhava para o relógio e caía no sono novamente já me tinha esquecido completamente. E foi muito bom relembrar!
2. Enjoy the Silence
Se por um lado a casa está mais vazia e a sua ausência se faz notar desde o primeiro dia, por outro lado volta-se a apreciar o silêncio, a desfrutar de uma noite bem dormida ou a tomar um pequeno-almoço tranquilamente pela manhã!
3. Tratar de nós
Ou deixar que tratem de nós: corpo e mente! Relaxar com uma massagem, fazer depilação, arranjar as unhas ou o cabelo - sem estar sob pressão ou com o tempo contado - ou simplesmente tirar algum tempo para nós sem condicionantes prévias ou posteriores também sabe bem.
4. Tomar um banho maior que 2 minutos
Eu já nem digo um banho de imersão, pronto. Nem é preciso ir tão longe, mas um banho que não seja a correr e que leve mais de 2 minutos. No sábado passado tive um banho daqueles à antiga com direito a esfoliação, a máscara de cabelo e de rosto e a finalizar com óleo no corpo. Já nem me recordo da última vez que isto tinha acontecido.
5. Ler um livro
Há 2 anos e meio que eu não sabia o que era tranquilamente, aliás ler uma página sem ser interrompida até parecia uma miragem. Para além de aproveitar para por a leitura em dia também pude dedicar-me ao meu estudo de italiano que nunca consigo em situações normais.
6. Estender-me ao sol na praia
Ter aquele momento de relaxamento e tranquilidade que a praia me inspirou outrora, dar um mergulho, ler um livro, estar estendida na toalha, ouvir o barulho de mar e até cochilar um bocadinho... Tudo isto sem estar completamente panada de areia? Inacreditável!
7. Fazer Yoga
Não adianta, eu bem gostava de conseguir fazer Yoga mais do que uma vez por semana mas é praticamente impossível, o sítio fica-me fora de mão e perco muito tempo em viagens, e se o tempo durante a semana já é pouco para estar com ele, sacrificá-lo mais ainda, também não sou capaz. No entanto com a casa vazia posso fazer Yoga sempre que quero sem barulhos de fundo ou interrupções. Tenho tirado a barriga de misérias.
8. Tirar folga da cozinha
Adoro cozinhar mas dá-me seca cozinhar só para mim - agora porque antes sempre o fiz e gostava -, mas também me enjoa comer só comida da rua. A solução foi: cozinhar no fim-de-semana para toda a semana. Entre frigorífico e congelador guardam-se os pratos principais e os acompanhamentos fazem-se na hora que não dão grande trabalho. Assim junto o útil ao agradável, adoro comer da minha comida!
9. Preparar comida para congelar
Para além de organizar o menu para toda a semana tinha o meu congelador praticamente vazio. Então toca a fazer mais comida para encher as reservas e ter sempre à mão para quando é preciso. Perdem-se umas horas do dia mas poupam-se algumas durante a semana. Se precisarem de ideias e dicas para congelar comida podem ler este meu post.
10. Organizar fotografias
Megabytes, gigabytes, terabytes de fotografias, meu deus... É um absurdo a quantidade fotografias - e de lixo digital – que somos capazes de acumular hoje em dia. É impressionante como a fotografia digital veio desvirtuar o sentido do retrato em papel ou do álbum de fotografias. Desta vez queria mesmo separar fotos atualizadas e começar a imprimir algumas. É lamentável que as nossas fotos cá de casa sejam sempre com ele bebé por inércia nossa. Finalmente já estou a organizar uma pasta para imprimir, mas isto consome tanto tempo que acho que ainda não vai ser desta que vou concluir.
Pronto e no meio de tudo isto, para além das minhas horas habituais de trabalho, ainda tenho aproveitado alguns fins de tarde para conviver com os meus colegas a beber um copo e ainda tirei o fim-de-semana prolongado para ir visitar uns amigos que já não vejo há muito. E no meio disto tudo ainda continuo a achar que podia dormir um pouco mas não se pode ter tudo. Na verdade quero mesmo que esta semana passe bem rápido pois já estou a morrer de saudades dele!
Encontre todos os artigos da nossa mãe Bio-Lógica aqui!
Encontre as receitas vegetarianas deliciosas da Linda no Receita para Tudo!
INSTAGRAM | BLOGLOVIN | FACEBOOK
Clique na Imagem para ver a Galeria
TweetDeixe o seu comentário
Publicações relacionadas
Visite também o nosso blog irmão