Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Filhos

Play time! O que NÃO devemos fazer quando estamos a brincar com os nossos filhos e 10 ideias para brincar em família

Por Inês

No Sábado estivemos em modo pais & filhos com a Trina a comemorar o Dia da Família, numa manhã de brincadeira no espaço Village Underground. Foi muito giro, entre bolas coloridas, insufláveis e jogos mais tradicionais, partilhar com os miúdos as brincadeiras do nosso tempo e ainda experimentar coisas novas - nunca tinha andado de andas antes e não é impossível!! Vejam tudo sobre essa manhã na galeria, boas lembranças!

IMG_0213.JPG

Dado o mote da brincadeira, ficámos a conhecer os resultados do estudo promovido pela Trina que chegou a conclusões que infelizmente espelham uma realidade que eu também reconheço cá por casa...

Sim, durante a semana os fins de tarde são quase sempre de televisão a seguir ao banho e antes de deitar, sim, nem sempre tenho vontade de brincar quando estou cansada, sim, muitas vezes eu estou a tentar fechar uma coisa qualquer no computador e os miúdos estão aos pinotes a brincar, mesmo a pedir que eu lhes dê atenção, sim muitas vezes eu estou a fazer uma coisa num lado da casa e os miúdos a brincar sozinhos, sim sim sim 

De facto, o estudo concluiu, por exemplo, que:

  • Mais de 80% dos pais refere que no top de atividades familiares, durante a semana, está “verem televisão em conjunto”.
  • 36% diz que o seu filho pede-lhe para brincar com ele e que inventam uma desculpa para não o fazer.
  • 38% dos pais portugueses brinca mais de meia hora diariamente com os seus filhos.
  • 75% admite que sente que o seu filho gostaria de passar mais tempo consigo.
  • 80% dos inquiridos a atividade profissional é o que o impede de passar mais tempo com os seus filhos.

Segundo Cecília Galvão, brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento das crianças. É muito importante que as famílias tenham tempo para brincar e consigam escolher actividades que sejam não só divertidas, mas também permitam a aprendizagem de atitudes e comportamentos desenvolvendo as capacidades e competências das crianças. Ver televisão pode ser muito enriquecedor em matéria de informação, no entanto não deve ser o espaço preferencial de relação.”

Apesar da culpa que sentimos pela falta de tempo e cansaço, o que vale muito é saber que basta começar a brincar para soltar a energia, boa disposição e recuperar o tempo "perdido" nas preocupações dos adultos. Basta começar a brincar e de repente estamos em modo animação total!

Assim, o ideal será não pôr a televisão no pedestal ou no papel de baby sitter e, por outro lado, não afastar os miúdos da dinâmica da "casa". Para aproximar as tarefas domésticas das brincadeiras em família, nada melhor do que integrar miúdos e tarefas/rotinas/vida real, em modo juntar-o-útil-ao-agradável. 

Assim, aqui ficam 10 dicas para que o tempo em família seja optimizado e para que nós pais consigamos brincar com os nossos filhos…mesmo naqueles fins de tarde em que estamos mais para lá do que para cá:

  1. Arrumar a casa – sim, é verdade! Se temos de arrumar a casa, porque não pedirmos o apoio ao pequeno ajudante lá de casa? Podemos pedir-lhe para organizar os objetos desarrumados por cores ou categorias e para colocá-los em locais diferentes. O Miguel é ideal para esta dica, ele é uma autêntica fada do lar, sempre a por roupa para lavar e a "arrumar" coisas.
  2. Dar um passeio – se estiver bom tempo e tivermos um parque perto ou vivermos num bairro calmo, dar um passeio de 30 minutos com os filhotes. Falar com eles sobre o seu dia, ver as suas proezas no parquinho. O importante é passarmos tempo juntos. Nós temos essa sorte e às vezes conseguimos ter um fim de tarde assim, é tão bom!
  3. Cozinhar a dois ou a mais! – sabiam que as crianças adoram pôr a mão na massa? Mesmo que não pareça, assim que colocam a primeira vez, querem repetir! Tudo o que é rotina para os pais, pode ser um divertimento para os mais pequenos. Apesar de na maior parte dos dias termos pressa em desapachar-nos, há dias em que temos mais tempo, ou tarefas que são mais simples, como guardar as coisas na despensa. Aqui em casa, a omelte de domingo com o pai já é uma instituição! 
  4. Jogar à Prova-Cega – as crianças são curiosas e adoram saber tudo. Porque não vendar-lhes os olhos e fazê-los provar alguns alimentos. O desafio? Têm de adivinhar o que estão a provar.
  5. Do It Youself – muitas vezes puxar pela imaginação é a única coisa necessária. Aquelas caixas de ovos, rolos de papel higiénico, entre outros materiais podem ser reutilizados para construir brinquedos novos.
  6. Criar a nossa história – todos os dias, antes de ir dormir, porque não construir um bocadinho de uma história? Só precisamos de definir o tema e dar asas à imaginação. Vá escrevendo todos os detalhes et voilá, tem um livro único e exclusivo da família. Nós às vezes viramos o bico ao prego e quem conta a história é o Pedro, o meu marido chegou a adormecer assim...
  7. Apostar em brincadeiras express em casa – porque não brincar ao esconde-esconde ou à caça ao tesouro? Podemos pedir ao filho para descobrir um objeto, que para ele será um tesouro, e será uma verdadeira festa lá em casa quando o encontrar! Se for um objecto daqueles, são uns 10 minutos de procura bem esticadinha... e nós a descansar as costas no sofá...
  8. Fazer exercício em família – fazer uma competição saudável, ao bom estilo família Kennedy. Vestir o fato de treino e fazer um treino muito simples de apenas 10 minutos. Uns sprints pelo meio, ver quem salta mais longe... É divertido e ainda podemos terminar a atividade com grandes risos e cócegas à mistura!
  9. Construir um Puzzle – um daqueles a valer, 500 peças para cima! Tomar de assalto a mesa de jantar e todos os dias construir um bocadinho mais.
  10. Surpreendê-los – muitas vezes as crianças estão fechadas no seu mundo, seja a ver TV ou a jogar num computador. Por isso devem ser surpreendidas pelos pais. Por a tocar uma música que eles adoram e dançar com eles. São 4 minutos de pura diversão e brincadeira. Ou um cd inteiro dos Caricas ou da Xana Toc Toc!

Como vêem, brincar não é apenas carros e bonecas, brincar é toda a actividade que puxe pela imaginação e envolva pais e filhos. E mesmo que não sejamos do género sempre-a-brincar, só o estar, falar, trazer os miudos  para  as nossas actividades e interesses e  envolver-se no que os filhos mais gostam de fazer fortalece sempre os nossos laços. Let's play!

_DSC7486.jpg

INSTAGRAM | BLOGLOVIN | FACEBOOK

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram