logo

pub_carrossel_horz2.jpg

img

Filhos

Brrr...Está frio...O bebé precisa de agasalho...e o cuidado à pele?!

Por Ângela Baptista

As temperaturas mais baixas levam os pais a preocupar-se com a quantidade e tipo de roupa que vestem às suas crianças. É uma preocupação expectável. 

E o cuidado diferenciado à pele? Será importante?

A pele é um dos maiores órgãos do organismo humano. Assume como principal função a defesa.
Existem características muito específicas que tornam a pele infantil mais fina, sensível, imatura e frágil.
Até a pele da criança atingir a maturidade da pele adulta vão cerca de três anos, pelo que até lá, exige cuidados muito específicos. Interessa-nos garantir a correta higienização, hidratação e proteção da pele.

As temperaturas mais baixas levam os pais a preocupar-se com a quantidade e tipo de roupa que vestem às suas crianças. É uma preocupação expectável.

Através do banho, conseguimos alcançar a higienização da pele do bebé, que necessita de produtos de limpeza específicos, capazes de conferir uma adequada eliminação de resíduos acumulados, que por si só a água não permite. Os produtos específicos para o cabelo conferem vantagem, principalmente se estivermos perante uma criança com dermatite seborreica, vulgarmente descrita como crosta láctea, caracterizada por uma descamação do couro cabeludo, untuosa e amarelada, muitas vezes com “comichão”.

A aplicação do creme hidratante é um hábito de rotina imprescindível. O hidratante concentra na sua composição, lípidos, essenciais para amaciar e restaurar a elasticidade da pele, bem como evitar a perda de água, criando uma barreira oclusiva. Ao mesmo tempo, têm propriedades que atraem a captação de água para a pele. O creme de rosto torna-se ainda mais importante, dado que existe uma maior exposição desta zona do corpo.

E porquê tão importante este cuidado no Inverno?! Porque...

A pele infantil por ser mais fina relativamente à do adulto, com a camada de proteção mais reduzida (menos glândulas sebáceas), torna-se mais seca e mais susceptível; Um nível de hidratação desadequado da pele pode levar a secura extrema com tendência da pele a escamar, a formar lacerações e feridas.

A capacidade de regulação térmica, conseguida pela dilatação e contração dos vasos sanguíneos, ainda não está totalmente funcional. Assim, a utilização do creme hidratante tem uma acção termorreguladora, “auxiliando” o trabalho do organismo na manutenção da temperatura.

A pele do bebé apresenta menor nível de pigmentação, logo mais necessidade tem de ser protegida dos UV. E sim, eles existem também no Inverno, portanto é mandatário colocar creme facial. O frio pode causar queimaduras. Uma pele hidratada, principalmente nas zonas expostas, como rosto e mãos é imprescindível.

Oferecer à pele do bebé a hidratação adequada é promover conforto. A pele seca gera “comichão”, sensação de repuxamento, e por vezes até dor. A aplicação de creme não só elimina os factores mencionados, como permite um ambiente vinculativo entre o bebé e o seu cuidador. Trata-se também de criar um ambiente emocional quente.

barral.png 

Deixo-vos com uma sugestão: a gama Barral BabyProtect, que apresenta uma preocupação especial em responder às particularidades da pele do bebé que vos apresentei. Destaco características específicas como seja a utilização do extrato de camomila e óleo de calêndula, perentórios no reforço da barreira cutânea evitando a desidratação; o prebiótico dermatológico Biolin que reequilibra a flora cutânea potencializando a barreira protetora da pele e ainda o extracto de linum, que se destaca pela capacidade anti vermelhidão. Destaco ainda a presença do óleo de arroz no champô, que ajuda a amolecer a pele do couro cabeludo, aliviando os sintomas da crosta láctea.

Estou por aqui

A Enf.a Especialista Ângela Baptista

Podem contactar-me directamente ou deixar a vossa dúvida para ver respondida neste espaço através do email b_a_badobebe@hotmail.com ou global@eumae.pt

Podem encontrar todos os outros artigos da Ângela aqui

INSTAGRAM | FACEBOOK

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram