Nunca mais me esqueço da cara que a minha mãe me fez quando lhe disse que ía utilizar fraldas de pano no meu filho. Um misto de espanto com reprovação e uma expressão de “ai-nem-sabes-no-quê-que-te-vais-meter-mas-tudo-bem”. Os nossos pais viveram na geração do pano e assistiram in loco à transformação para o descartável, de tal forma que para eles o que é prático é mesmo o descartável. O que eles - e muitas pessoas - desconhecem porém, é que já se passaram muitos anos e que as fraldas de pano tradicionais evoluíram de forma tal que deram origem a diversos modelos e a um sem número de marcas e de materiais muito mais macios e confortáveis para a pele do bebé. Não condeno a minha mãe, afinal de contas até compreendo que há 35 anos - dada a ausência de acessórios que hoje existem e que vieram facilitar muito a vida de quem usa fraldas de pano - as fraldas descartáveis fossem mesmo mais práticas de usar.
Todavia as fraldas reutilizáveis não são um bicho-de-sete-cabeças só porque depois de mudar o bebe não se colocam no lixo! Ok, parem lá vocês agora de fazer a cara que a minha mãe me fez... Falar de xixis e de cocós passa a fazer parte do quotidiano depois de se ter bebés e é assunto recorrente em qualquer blog de mamãs que se preze por isso até aqui estamos a ir bem!
E não, as fraldas de pano não são um retrocesso, são um avanço, garanto-vos! E são perfeitamente conciliáveis com a vida da mãe ativa (eu sou a prova disso). O importante é sermos bem informados e aconselhados e munirmo-nos de todos os acessórios necessários e a única preocupação extra que temos de ter é a de colocá-las para lavar, tratando-as da mesma forma que tratamos outra roupa.
Na verdade há fraldas reutilizáveis para todos os gostos, para todas as carteiras, para todo o tipo de utilizadores, sejam mães, pais, amas ou educadoras e para todo o tipo de bebés: do mais magrinho ao mais rechonchudinho.
As principais vantagens das fraldas de pano traduzem-se em:
As fraldas de pano da era moderna estão muito à frente das fraldas do tempo das nossas mães e das nossas avós. O sistema de fraldas mais antigo - a musselina - continua a ser um dos métodos muito utilizados ainda (e preferidos por muitas pessoas) pela facilidade de secagem no inverno e até pela economia, no entanto os exteriores, as capas, sofreram alterações monumentais.
Cá em casa usamos fraldas reutilizáveis desde recém-nascido mas em exclusivo, vulgo a 100%, a partir dos 3 meses mais coisa menos coisa. Inicialmente emprestaram-me umas fraldas de recém-nascido para experimentar e depois fui estudando as inúmeras possibilidades. Adquiri fraldas de diferentes tipos, modelos - uma de cada sistema - para perceber quais gostava mais e quais os que assentavam melhor no meu filho. Uma vez testadas foi só começar a fazer opções e a compor o meu stock.
O admirável mundo novo das fraldas reutilizáveis não tem fim e pode à primeira vista parecer complicado para iniciantes. Na verdade se não recorrermos às fontes de informação certas, se não tivermos o devido apoio ou se não formos bem aconselhados podemos acabar por não fazer as escolhas certas e desanimar.
O melhor conselho que posso deixar para principiantes é o de se juntarem ao grupo do Facebook - Fraldas Reutilizáveis, uma biblioteca ativa sobre fraldas com testemunhos, partilha de experiências e muita entreajuda entre mães na mesma situação que nós. Foi lá que aprendi tudo o que sei sobre fraldas, que fiquei a conhecer todas as marcas e que aprendi todos os truques.
Para a semana irei falar dos diferentes tipos de fraldas e sistemas que existem e quais os nossos preferidos, assim como deixar as melhores dicas para quem se quiser começar a aventurar nesta odisseia. Para já deixo-vos com algumas diferenças, no que toca a acessórios e procedimentos, entre as fraldas de há 40 anos e as fraldas reutilizáveis atuais.
A minha mãe rendeu-se completamente às fraldas de pano assim que começou a conhecer e a tomar contato com esta realidade revisitada e a sua expressão inicial de admiração virou conversa de café com as amigas dizendo orgulhosa que o neto só usava fraldas de pano!
Clique na Imagem para ver a Galeria
TweetDeixe o seu comentário
3 comentário(s)
Olá onde compras as fraldas de pano. Queria comprar para o meu filho. Obrigada
Onde posso comprar essas fraldas?
Onde posso comprar essas fraldas?
Publicações relacionadas
Visite também o nosso blog irmão