Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Filhos

DIY Plasticina caseira: receita e dicas

Por Linda Barreiro

Esta semana trago um DYI para uma brincadeira que faz as loucura de todos os miúdos, a plasticina. Fazer plasticina em casa é tão, mas tão fácil e tão acessível que depois de verem a receita não vão ter mais desculpa para não fazer!

De todas as receitas que pesquisei inicialmente esta é a minha preferida pois é a mais rápida e não implica levar nada ao lume, e como os miúdos gostam de por as ”mãos na massa” é melhor que não seja necessário fogão.

Para obter a cor podem utilizar corante alimentar ou usar especiarias ou outros alimentos em pó que tenham em casa. Passo algumas ideias de alimentos que tenho na minha despensa e que já usei como para dar cor às nossas plasticinas. Com certeza na vossa despensa terão outros que darão para adaptar. Assim para o amarelo, como a que vêem na foto, usa-se um pouco de curcuma, também vulgarmente designada de açafrão das índias, para o vermelho paprika, para o castanho claro gengibre em pó, para o castanho escuro café em pó, para o verde chlorella (uma alga em pó), para o azul spirulina (uma microalga que pode ser azul ou verde) em pó, para o roxo açai em pó, etc.

Sigam a receita e preparem esta plasticina caseira em 5 minutos e pronta a moldar de seguida. Entre as muitas vantagens de usar este produto feito em casa estão:

  • O facto de não ser perigoso caso as crianças levem à boca ou comam algum pedaço pois tratam-se de ingredientes comestíveis.
  • A facilidade de remoção de superfícies ou tapetes pois a massa seca passado algum tempo torna-se fácil apanhar.
  • A poupança de alguns euros em plasticinas cheias-de-cheiros-e-mais-sei-lá-do-quê.

Deixo contudo uma nota importante para a guardarem sempre em caixas de plástico para não secar! E agora? Vamos por mãos à obra?

 

Vão precisar de:

- 1 chávena de farinha de trigo

- 1/4 de chávena de sal

- 30ml de água morna (para começar)

- algumas gotas de corante alimentar ou outro pó/especiaria escolhida

- 1 colher de sobremesa de vinagre

- 1 colher de Sobremesa de azeite

 

Como fazer plasticina passo a passo:

  1. Juntar todos os líquidos mexendo bem para incorporar bem o corante/outro pó para dar cor.
  2. Juntar o sal e a farinha e, caso seja necessário mais água, aos pouquinhos, até se obter uma bola com a textura ideal para moldar.
  3. Amassar a bola várias vezes batendo na bancada como se se estivesse a amassar pão e está pronta!

Encontre todos os artigos da nossa mãe Bio-Lógica aqui

Encontre todas as receitas da Linda no Receita para tudo

 

 INSTAGRAM   |   BLOGLOVIN   |  FACEBOOK

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram