Não queremos aqui cirandar entre trincheiras pró amamentação. Apenas constatamos a tendência que este ano tem vindo a revelar-se mais e mais: a amamentação está com tanta força, tanta visibilidade, que se pode dizer que está na moda, parece que é mesmo cool. Bom saber. Vejamos:
O Facebook tantas fotos retirou e tantos perfis apagou, por conta da nudez de uma mama que dá de mamar, que incendiou a liberdade de expressão de milhares de mães que combateram, com sucessivos protestos (leia-se, publicações de fotos suas a amamentar), a censura das imagens por si partilhadas, fosse como bandeira pró amamentação pública, ou como simples partilha e recordação. De notar, no entanto, que as censuras feitas tinham origem em denúnicas de outros usuários, ofendidos, incomodados, ou pelo menos bastante zelosos das regras anti nudez da maior rede social mundial. Seriam pessoas demasiado púdicas ou retrógradas ou facilmente impressionáveis, ou ainda, enjoadas com too much information? Seriam amigos fartos da alegada falta de noção de intimidade dessas mães, ou ainda, demasiado sensíveis com as suas próprias experiências (ou a falta delas)? Nunca se saberá essa estatística. Seja como for, tantas vezes a mama foi sacada, que o gigante cedeu. Desde há cerca de um mês, após tanta luta, diz o Facebook:
Concordamos que a amamentação é um ato natural e belo e gostamos de saber que é importante para as mães partilhar as suas experiências com outros no Facebook. A grande maioria destas fotos cumprem as nossas políticas.
No Instagram, o fazedor de tendências de imagens flash, tais como as #selfie, as #footies e as #belfie, surge mais uma # a fazer furor, não tanto a #breastie, que também existe, mas sim, mais seriamente, a #normalizebreastfeeding, com milhares de mães a romper a política anti nudez também desta rede social, em prol da conquista da "normalidade" na amamentação em público.
Em Portugal temos o interessante projecto Loove, uma parceria entre a jornalista, blogger, mãe e defensora da (sua) amamentação Catarina Beato e o fotógrafo Tiago Figueiredo. O site "tem como único objectivo mostrar a beleza deste acto de amor. E dar a conhecer os protagonistas destas histórias de amor. Que, como todas as outras verdadeiras histórias de amor, têm muitos começos, momentos complicados e dias bons, mas sempre um final feliz. Loove é isso." Fotografa e conta as histórias de mães e filhos, e a amamentação que os une, em mais um laço dos muitos de que se faz a maternidade.
As próprias "celebridades", numa abertura à cusquice da sua intimidade a dezenas ou centenas de milhares de fãs, observadores ou puros detractores, tornam-se os melhores exemplos a seguir ou criticar, consoante a bitola de cada um. Assumem esses momentos também elas nas redes sociais, também elas tantas vezes com filtros amadores, como se fossem mais uma de nós. Veja-se a forma descontraída com que Carolina Patrocínio mostra a amamentação da sua filha Diana.
Claro que manifestações públicas de amamentação não são um assunto de hoje, mas com as redes sociais tão visuais em plena força, o assunto salta da manifestação esporádica ou de famosos, para a manifestação latente em cada mãe em fase de amamentação. Junte-se a isso a linha cada vez mais ténue que separa a nossa intimidade da nossa esfera pública de partilha e aqui está a amamentação, em alto e bom som, e em full HD. A tendência espalha-se como fogo de verão. E aqui a vemos, the new black.
Clique na Imagem para ver a Galeria
TweetDeixe o seu comentário
1 comentário(s)
Parece-me positivo que pessoas ditas figuras públicas dêem o exemplo, já que os seus comportamentos são reproduzidos por outras pessoas...que o seja por um bom motivo. Parabéns pela mudança no blog!! O caminho faz-se caminhando. um beijinho Lia
Publicações relacionadas
Visite também o nosso blog irmão