Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Filhos

Consultório de Parentalidade | Os Terrible Two

Por Magda Gomes Dias

Sigo o teu blogue há imenso tempo porque me identifico com a tua forma de estar e de educar.
Mas isto de educar tem que se lhe diga e o meu filhote de 27 meses anda numa fase que não consigo compreender.
Ele é um puto porreiro mas sempre teve problemas com a questão da "obediência", eventualmente porque somos demasiado brandos; mas não quero mesmo ser uma mãe ríspida (provavelmente nem saberia sê-lo) ou que a casa seja um espaço para adultos cheia de restrições. 

Mas agora ele faz birra a cada rotina: para acordar, (SEMPRE) para vestir, para mudar fralda, para arrumar brinquedos... a meio da refeição põe-se de pé na cadeira e tenta agarrar tudo o que a rodeia e por mais que exemplifiquemos que estamos sentados, que é hora da refeição, que ainda tem comida... nada!!! 

Mas fora desses episódios, por vezes logo após, volta a ser querido, brinca normalmente, fala, interage... Tendo em conta o modelo em que fui educada o diagnóstico era simples "atenção a mais e porrada a menos ", mas acho que pode ser o oposto pois ele sempre foi muito sensível às minhas ausências ou diminuição de atenção por trabalho (fica mesmo magoado e a forma de me culpabilizar é não querer saber de mim uns tempos) isto já foi corroborado pelo pediatra que recomenda que o tente compensar e dedicar-lhe ainda mais atenção no tempo que tenho para ele.

 

Que desafio que tens! E 27 meses!! Está na famosa fase dos worst two!! Bem-vinda!

Que armas é que tens aqui? Paciência, compreensão e tentares rir-te das situações.
Mas também é verdade que isto é muito mais fácil de dizer do que fazer, não é? E nem servem de consolo estas minhas palavras, pois não? Eu sei! Então vamos lá por partes!

 

Antes de mais só conseguirás corrigir quando conseguires conectar-te! E isso é impossível se chegas a casa e ainda tens de arrumar tralhas, fazer o jantar, dar o banho ou brincar com ele sem que na verdade estejas MESMO presente. Educar uma criança, passar tempo com ela NÃO é tarefa fácil!

 

De facto o teu pequenino está a pedir-te não mais atenção mas MELHOR atenção. Será que me faço compreender?

Se depois de uma valente birra ele fica um porreiraço, é porque tu lhe deste aquilo que ele precisava, ou seja atenção e encheste-te de paciência.

 

Anota isto, por favor:

 

1. Eles precisam de MELHOR atenção. Não é mais tempo, é mesmo MELHOR tempo! Total! O ideal seria teres uns 20 mnts para estares com ele mal chegas a casa. Pousa os sacos e brinca! Eu sei  que a tentação é ir para a cozinha ou para o quarto fazer cenas. Procura fazer depois. Faz com que ele se ria! Brincar ao faz de conta. Eu, por exemplo, não gosto de brincar. Mas aprendi a fazê-lo porque é bom para todos e até para mim. O que percebi também é que pô-los a rir liberta muitas tensões. Não digo fazer cócegas mas sim fazer disparates. Falar numa voz brincalhona. Consigo fazer-me entender? Vê um desenho animado e ri-te e fala das situações. Diz 'que maluquinho, já viste? Que malandro que aquele lobinho é!'

 

2. Quando ele não obedecer, leva também na brincadeira. Claro que há situações em que não há margem de discussão possível - tipo querer atravessar a rua sozinho (na idade do Guilherme, ele ainda não sabe). Aí faz como tu queres e ponto final. Mas em situações do tipo 'ai eu não quero lavar as mãos', eu pegaria nele e brincava com a água. Claro que ficas com o quarto de banho ou a cozinha todos molhados mas mostras-lhe que lavar as mãos pode ser divertido. Podes desenhar um monstro nas tuas mãos ou nas dele e dizer 'wow, tens um monstro aí!, vamos dar cabo dele e eu sei a melhor maneira'. Aposto que ele vai adorar a brincadeira e vai ter prazer em ir lavar as mãos. Também te sujeitas a que no dia seguinte ele se apresente de mãos riscadas e queira lavá-las mas isso é mesmo um bom sinal!

 

3. Um miúdo que não fica quieto está cheio de energia. Pensa aqui comigo... Se eu, enquanto adulta por vezes já nem consigo dominar as minhas tensões e estou exausta no final do dia (fico chata, respondo mal, etc) como é que será com um puto da idade do teu? Eles precisam, nestas idades, de empatia, compaixão e paciência. Não estás a ser demasiado tolerante, não! Estás a procurar perceber o que se passa com o teu filho e sabes que um castigo ou uma palmada não te vão levar muito longe. Idealmente, e o que todos os bons livros recomendam é um time-in, sou seja, pegar na criança e acalmá-la, contigo! Podes pegar nele e levá-lo para o quarto, conectares-te com ele, com um abraço e palavras meigas e doces. Cantares uma canção. E quando o fizeres, está 100% presente. E depois tornas a levá-lo para a cozinha e ajudas a comer.

 

Também pode acontecer que ele tenha sono ou que já tenha comido antes e o tempo entre a última refeição e esta não seja o suficiente para ele ter fome e portanto prefere concentrar-se em macaquices. Só tu é que sabes e podes confirmar isto tudo.

 

Finalmente, lembra-te que o teu filho acabou de entrar na grande fase dos 2 anos! E que é uma fase maravilhosa porque aprendem a fazer montes de coisas e querem descobrir mais e exercitar mais. E é com a ajuda dos pais que o poderão fazer da melhor maneira.

 

Ser pai e mãe é duro, é difícil e também é maravilhoso! Lembra-te disto todos os dias. Porque é na forma como tu vês as coisas que vais buscar mais energia para cada um dos teus dias. Finalmente, não te deixes 'contaminar' por aquilo que os outros dizem que é certo ou errado. Escuta a tua intuição e age de acordo com a natureza do teu filho e aquilo que tu achas que é o melhor e o mais acertado.

 

Espero ter ajudado. Conta-me coisas! E, sinceramente, espero que tudo o que eu escrevi te faça sentido.

 
 
 
 
 
Assine a newsletter do blogue Mum's the boss e fique a saber tudo sobre os próximos workshops. Semanalmente receberá mais informações sobre como levar a Educação e a Parentalidade Positiva até aos seus dias.
 
 
Coach * Trainer * Blogger
 
 
 
Site AQUI
Facebook AQUI
Blogue AQUI

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram