Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Filhos

A Mãe Bio-Lógica | Baby Led Weaning ou O quê que isto quer dizer

Por Linda Barreiro

A expressão Baby Led Weaning (BLW) foi criada por Gill Rapley, uma Consultora de Saúde e Parteira britânica. Trata-se de um método de introdução alimentar que consiste em oferecer os alimentos em pedaços aos bebés.

No BLW não se dá um prato diferente aos bebés mas promove-se o momento da refeição familiar, permitindo que estes participem e partilhem dela e dos alimentos que a compõem. Estes alimentos, cortados em padaços, são colocados num prato, ou no próprio tabuleiro da cadeira da papa, e ficam à disposição do bebé para que seja ele a decidir o que fazer com os mesmos: agarrar, amassar, espremer, cheirar, levar à boca, comer...

Por ser totalmente oposto ao método tradicional o BLW gera imensas controvérsias e também alguns receios nos pais que se questionam muitas vezes sobre se os seus filhos estão a receber todos os nutrientes supostos nesta nova etapa da vida.

Para responder a estas dúvidas é importante referir que a filosofia do BLW funciona a par com um regime de amamentação em livre demanda. “É importante permitir que o bebê consuma a quantidade que quiser de leite materno. Nenhum outro alimento é tão completo e tão fácil de digerir” diz Gill Rapley. Ora, sabendo que durante o primeiro ano de vida o alimento principal dos bebés deve ser o leite materno, este método de introdução alimentar em slow motion faz todo o sentido.

Porém as dúvidas normais dos novatos pais: Por onde começar? Não é perigoso? O bebé não se pode engasgar? Não faz uma grande borrada? Ele não vai ficar com fome?

Bom ao início não é esperado que o bebé comece logo a comer como se não houvesse amanhã, ele vai mais brincar do que ingerir os alimentos e por vezes, nem os levará à boca. No entanto ele vai tomar contato com cada um deles, sentir a sua textura, distinguir as suas cores, perceber os seus cheiros e sabores, ao contrário do que acontece com a comida de colher.

Hoje só comeu meio bróculo e apenas um pedaço cenoura? Não importa nada... Tem tempo e ele vai precisar do seu tempo para assimilar esta nova rotina e esta nova fase. Aliás uma das premissas do BLW é mesmo não apressar o bebé nesta jornada. Existem muitos bebés que até aos 8/9 meses comem apenas pequenas quantidades de comida.

Algumas vantagens apontadas a este método são o desenvolvimento da autonomia e da coordenação motora dos bebés e até mesmo as suas habilidades sociais, uma vez que partilham desde cedo dos momentos das refeiçóes em família. Por outro lado este método também é mencionado como uma ajuda no desenvolvimento da mastigação e como sendo promotor de um ritmo calmo de ingestão de alimentos ensinando a criança a comer de forma pausada e tranquila.

Quanto à questão do engasgamento, desde que o bebé esteja bem sentado na cadeira, O BLW não apresenta maior risco de engasgamento do que o método tradicional. As crianças possuem o chamado gag reflex, um reflexo natural quando estão a aprender a comer que dispara quase como um sistema de segurança interno. Elas atrapalham-se, normalmente ficam com os olhos cheios de lágrimas, mas conseguem gerir o processo sozinhas e desengasgar rapidamente, ou seja, a passagem de ar não fica obstruída. Ao passo que se for um engasgamento a sério a criança fica roxa e sem reacção pois existe algo a interromper as vias aéreas.

 

E sim faz uma grande borrada, mas no fim de tudo limpa-se e já está. Se no final o bebé tiver comido pouco ou nada e estiver com fome pode mamar para preencher o vazio deixado!

Cá por casa optámos por um método de introdução alimentar misto: tradicional mais BLW. E como fizemos a introdução alimentar de forma muito calma, ele já estava quae com 7 meses quando se iniciou no BLW. Eu morria de medo da questão do engasgamento, mas rapidamente perebi que podia confiar. Comecei por lhe dar banana pois sabia que não corria perigo, assim que percebi que a coisa estava bem encaminhada fui dando sempre a fruta e os vegetais em forma de BLW e a papa à colher.

Importante é sempre cortar os alimentos em pedaços grandes para que eles possam agarrar sem escorregar e trincar/comer sem correrem risco de engasgamento.

Hoje em dia, com 2 anos, ele também mantém um sistema de alimentação misto: sopa e cereal com a colher e as leguminosasa e os legumes (normalmente cozidos ao vapor) com a mão. Adora comer em separado cada um deles e saborear cada pedaço calmamente. Dá gosto vê-lo comer!

 

Se quiserem saber mais sobre este método podem aderir ao Grupo de Facebook de Baby Led Weaning ou visitar o site da Gill Rapley: http://www.rapleyweaning.com/

Na galeria podem encontrar algumas sugestões.

Encontre todos os artigos da nossa mãe Bio-Lógica aqui

Encontre todas as receitas da Linda no Receita para tudo!

INSTAGRAM   |   BLOGLOVIN   |  FACEBOOK

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

1 comentário(s)

Krystel21 de Novembro, 2017 às 04:40:58
Responder

Excelente artigo sobre o Baby Led Weaning! As vantagens são mesmo várias, e também os desafios (

Publicações relacionadas

Instagram