Creches e escolas primárias são um dos melhores e maiores desafios de arquitectura de sempre. Com tantas regras, normas e leis, acabam por ser por vezes muito limitativas e ao mesmo tempo desafiante pela criatividade que é preciso para criar um espaço para as crianças onde se sintam seguras, livres e com espaço para dar aso à imaginação!
E quem é que disse que para isso é preciso fazer escolas tão coloridas e tão cheias como por vezes se vê que não se consegue distinguir um desenho de outro? Não é preciso, claro que como se vai vendo nas nossas casa que começam por ser muito arrumadinhas e no nosso caso no início mais minimalistas, quando chegam as crianças vai-se tornando mais caótico e sem dúvida mais coloridas, mas a base pode ser simples e não um estrondo de cor e materiais...
Esta creche em Copenhaga é um exemplo disso. Se calhar em Portugal seria estranho ver algo do género associada a crianças, mas acredio que seja porque não estamos mesmo habituados. Talvez tenha cores demasiado escuras, mas a meu ver adapta-se perfeitamente ao país e ao clima. No entanto o interior é que conta e esse é branco! Paredes brancas e apontamentos de madeira clara ajudam a criar um espaço claro e cheio de luz.
Adoro a ideia de uma creche concebida como uma pequena aldeia de casinhas que entre elas criam pequenos pátios, jardins de inverno e circulação. As salas ocupando um piso inteiro à volta de um vazio interior enorme ajudam na interacção entre crianças de idades diferentes e na transparência entre pisos e aulas permitindo um fluxo maravilhoso de movimento.
É um espaço que convida sem dúvida à imaginação, à liberdade, ao movimento e ao trabalho, tanto de adultos como de crianças, positivo e entusiasmante.
Que acham? Conhecem alguma creche em Portugal que tenha estas características? Se souberem de algum projecto do género, por favor enviem-mo, adorava conhecer e publicar!!
Para mais projectos de arquitectura pelo mundo fora:
projecto: frederiksvej kindergarten
local: copenhaga, dinamarca
arquitecto: cobe