Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Filhos

Os 10 Mandamentos para a Segurança dos nossos Filhos

Por Inês Simões

Já tínhamos falado aqui sobre a protecção da imagem dos nossos filhos nas fotografias deles que partilhamos na internet. No entanto, a segurança dos nossos filhos começa cá fora, na vida real, no dia a dia! 

Compilámos e partilhamos convosco 10 mandamentos que os vossos filhos podem ter bem interiorizados para que eles próprios sejam os primeiros a proteger-se. Nós, enquanto pais, não podemos simplesmente pô-los numa redoma e protegê-los de tudo, é impossível e até alienante. Podemos sim, educá-los para a sua própria segurança. A criança educada para a sua segurança é a mais segura de todas. Então aqui ficam os 10 Mandamentos, para partilha:

 

I Nunca falar com estranhos ou aceitar os seus presentes.

Infelizmente, esta regra deve aplicar-se a estranhos adultos mas também a estranhos crianças. Há crianças utilizadas como iscos para atrair outras crianças e fazê-las seguir a outro local, dar-lhes alimentos adulterados para comer ou outras estratégias perigosas. 

II Saber a diferença entre Segredo Bom e Segredo Mau. O Segredo Bom é aquele que se tem com os pais, os avós e os amiguinhos que se conhece bem. O Segredo Mau é o que se tem com QUALQUER outro adulto ou jovem, por muito próximo da família que seja. Qualquer segredo com qualquer pessoa. O segredo mau deve ser sempre contado aos pais. Sempre.

III Decorar o nome completo, endereço e o número de telemóvel de pelo menos um dos pais, se não de ambos. 

IV Sempre telefonar aos pais ou avós em caso de emergência.

V A partir dos 10 anos de idade, andar sempre com o CC ou outro documento de identificação e, até lá, andar com fotocópia do documento de identificação.

VI Sempre avisar os pais quando houver qualquer alteração ao previamente combinado.

VII Ter confiança nos agentes da polícia e, em caso de emergência, por exemplo, se estiver sendo seguido ou acontecer algo estranho, procurar um polícia e ir ter com ele.  Se não encontrar um polícia, entrar numa loja, prédio ou escola e falar a algum adulto. 

(Eu já apresentei o meu filho mais velho a alguns policias e para ele foi uma emoção e os agentes adoraram! Explicaram logo que ele podia ir ter com eles sempre que precisasse, que qualquer agente o ajudaria na hora)

VIII Se for agarrado por algum estranho, gritar e espernear o mais que puder, sempre e muito!!

IX Nunca ter contas ou actividades na internet ou redes sociais sem o conhecimento e supervisão dos pais. Quando (!) for para ter conta de facebook, a mesma deve ser criada e controlada pelos pais, que devem aprovar o seu conteúdo e sobretudo fotos a partilhar, de acordo com estes princípios.

X Não dar a ninguém na internet o nome completo, endereço ou outros dados pessoais. Jamais marcar encontros na internet, por mais inofensivos que pareçam, e por melhor que aparentemente se conheça a pessoa!

 

Há alguma regra que gostariam de acrescentar ou partilhar?

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg

Deixe o seu comentário

1 comentário(s)

Alexandra Cardoso06 de Março, 2015 às 16:28:16
Responder

Dava-me jeito que os meus pais me tivessem ensinado um ou duas que lhes faltou mas felizmente tudo correu bem. E faço questão de passar todas essas -inclusivé as 2 que me faltaram - ao meu sobrinho (e aos filhos quando vierem). Estava a ver se me lembrava de alguma que não estivesse aí mas acho que o sono não me deixa pensar muito, peço desculpa. Se me lembrar digo. :) Sorrisos, Alexandra :) The Sweetest Life http://thesweetest-life.blogspot.com

Publicações relacionadas

Instagram