Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Filhos

9 Bons motivos para amar toddlers | Ainda Mais!

Por Inês

Todas as idades dos nossos filhos têm os seus desafios e as suas belezas, e o nosso desespero e o nosso amor crescente mais do que justificado. Quando são recém-nascidos, quando são bebés, quando são toddlers, quando são meninos e seguramente quando forem pré-adolescentes, adolescentes, jovens adultos, adultos, avós e caquéticos! Até nós próprias já não estarmos cá! Vamos sempre encontrar motivos que nos façam amá-los mais e mais e vamos sempre querer sair a gritar do quarto deles!

A idade entre os 2 e os 4 anos e 1/2, mais ou menos, aquela idade em que já não são bebés mas ainda não lhes podemos chamar rapazes ou raparigos, é bem apelidada de toddler em inglês, mas curiosamente não tem tradução para português. Essa lacuna na nossa língua é cobardia ou esperança que passe despercebida? Aqui já tinha reunido as principais características dos nossos bebés crescidos e eles dão-nos sempre material para reflexão...

Uma coisa é certa, até serem toddlers, os nossos bebés às vezes quase nos levam à loucura, mas nós desculpamos sempre, porque são bebés, não sabem o que fazem. Mas quando eles começam a fazer as coisas por marotice, a desafiar os seus e os nossos limites, sempre com o rei na barriga - ou melhor, sendo eles os reis absolutos! - nós sabemos que passamos a outro nível!

Os terríveis dois, os terríveis três não o são por acaso, mas entre birras, greves de fome, disparates mil, há coisas absolutamente adoráveis que apenas os nossos bebés gigantes, ou meninos pigmeus conseguem fazer e que derretem completamente o nosso coração:

1 | Eles são tão giros! | Desculpem, mas há bebés feios, há crianças feias. No entanto, a única altura em que todos os seres humanos à face da terra têm uma hipótese para serem giros e fofinhos, é entre os 2 e os 4 anos. O cabelinhho está a crescer, aos caracóis ou lisinho, as bochechas são de apertar, o sorriso é encantador, as feições são de boneca e o tamanho super portátil. Eu acho que eles são assim tão giros como estratégia de sobrevivência, não há como manter uma má cara perante um querubim, mesmo que tenha acabado de comer terra.

2 | Eles já falam | Dizem as primeiras pequenas frases, já comunicam e dizem-nos as coisas que para si são importantes. Não só é maravilhoso já conseguir falar com os nossos filhos, saber pelas suas palavras o que é importante para eles, como a forma tão querida como o fazem é de derreter. A voz doce, as palavras em modo sopinha de massas, só apetece esmagá-los com beijinhos!

3 | Eles assassinam o português com fofura | As palavras que saem todas trocadas, todas cortadas, as frases de três palavras! E nós percebemos perfeitamente do que estão a falar. Há lá coisa mais querida do que um toddler a dizer mal uma palavra? Eu nunca corrijo...

4 | Tudo é um drama | A forma absolutamente dramática, digna de uma ópera daquelas de faca e alguidar como se atiram para o chão a chorar porque temos de lhe tirar o Ruca da mão para ir tomar banho, obriga-nos a virar a cara e rir para o lado, só para não dar o flanco ao sacaninha. À terceira vez já não achamos graça nenhuma, mas às vezes o drama é tão surreal que não resistimos a rir!

5 |  Tudo é um gozo tremendo | Não há meio termo, ou os toddlers estão num pranto, ou estão em êxtase. Eles entusiasmam-se com tudo, sobretudo com as pequenas coisas. Um barquinho de papel, dar pão aos patos, a nossa chegada ao colégio, cantarmos a sua canção preferida. É tão fácil fazer um toddler feliz e tão bom vê-los a sorrir com gosto!

6 | Eles ainda dormem a sesta | E é das boas! As sestas já estão consolidadas e os campeões podem dormir até 4 horas de uma assentada, é o máximo! Dá-nos um bom descanso do qual vamos ter muuuuuuitas saudades, quando disserem adeusinho às sestas de vez...

7 | Eles são tão queridos connosco | Quando não estão a reclamar, os nossos bebés grandes são do mais querido connosco! Adoram estar ao nosso colo, enroscarem-se em nós, fazer festinhas e dar beijinhos lambuzados. Os nossos bebés grandes são o urso de peluche perfeito, nem que segundos depois estejam a saltar do nosso colo...

8 | Eles ainda dependem de nós | Não só para simplesmente sobreviver ;) , eles pedem a nossa ajuda, o nosso colo, querem dar a mão,   chamam por nós como se fossemos Deus, em todas as ocasiões. Nós somos a pessoa mais importante na vida deles e eles fazem questão de nos lembrar isso. 

9 | Eles são únicos | Cada filho é único, mesmo que seja o 14º. E é nesta idade que se junta um jeito de ser, que vem do nascimento, a uma voz, um pensamento. Eles começam a criar o seu mundo, a explorá-lo, a comunicar as suas ideias e a plantar a sua estadia neste mundo. É maravilhoso ver a nossa realidade pelos olhos de um bebé de dois anos, a bolha em que estamos e que é o seu mundo.

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram